quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Editais abertos para os Estados Unidos através da Comissão Fulbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, também conhecido como Fulbright, é uma das mais prestigiadas redes de ensino superior e pesquisa, e mantém estreita relação com os governos do Brasil e Estados Unidos. A oferta variada de programas consegue atender às necessidades de formação de estudantes e pesquisadores.
Atualmente o Programa de bolsas da Fulbright para 2018/2019 conta com 12 editais abertos com oportunidades de bolsas de estudos para brasileiros, sejam eles estudantes, professores e/ou pesquisadores.

ESTUDANTES

- DOUTORADO SANDUÍCHE

Estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Inscrições até 01/10/2017.

Entre os requisitos estão possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana; estar matriculado em curso de doutorado no Brasil; ter proficiência em inglês comprovada com TOEFL IBT (mínimo 71) ou ITP (mínimo 527) realizados após 1 de agosto de 2016 e possuir carta convite, em inglês, do supervisor do estágio nos EUA.

- FLTA: BOLSA PARA ENSINAR PORTUGUÊS

O Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse. Inscrições até 01/10/2017.

PROFESSORES E PESQUISADORES

- PROFESSOR/PESQUISADOR VISITANTE

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA. Inscrições até 01/10/2017.

- PROFESSOR/PESQUISADOR JUNIOR

O programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores em qualquer área do conhecimento, que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses. Inscrições até 01/10/2017.

PROFESSORES E PESQUISADORES (CÁTEDRAS)

- ESTUDOS BRASILEIROS EM UMASS AMHERST

A Cátedra em Estudos Brasileiros se destina a professores e pesquisadores com comprovada experiência nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação, na sua área de especialidade no departamento correspondente, durante a estadia de quatro meses na Universidade de Massachusetts, Amherst. Inscrições até 17/10/2017.

- ESTUDOS BRASILEIROS EM UT AUSTIN

A Cátedra busca um professor para realizar pesquisa e cursos durante quatro meses na Universidade do Texas, Austin. As atividades propostas devem ser relacionadas aos Estudos Brasileiros nas áreas de Tensões Sócio-Culturais e Políticas Públicas. Inscrições até 01/10/2017.

- ESTUDOS BRASILEIROS NA EMORY

Esta cátedra busca experiente professor brasileiro para realizar pesquisa, ministrar palestras, seminários e cursos para estudantes de pós-graduação por até quatro meses, na Universidade Emory, Atlanta, GA. As atividades devem ser relacionadas aos desafios globais e sua relação com o Brasil, trazendo novas perspectivas e conhecimentos sobre questões contemporâneas na América Latina. Inscrições até 01/10/2017.

- ESTUDOS BRASILEIROS NA GWU

Esta cátedra busca um professor/pesquisador para realizar pesquisas, palestras e lecionar cursos ou seminários na George Washington University nas áreas de economia, história, relações internacionais, ciências políticas, políticas públicas e sociologia relacionadas a estudos brasileiros. Inscrições até 01/10/2017.

OBS: É possível se candidatar simultaneamente para as quatro Cátedras de Estudos Brasileiros, apresentando projetos específicos para cada instituição de acordo com as áreas temáticas solicitadas.

- SAÚDE GLOBAL NA RUTGERS

Esta cátedra busca professores e pesquisadores para bolsa na Universidade Rutgers, em New Jersey, com duração de quatro meses, para ministrar curso e realizar pesquisa na área de Saúde Global. Os candidatos podem ter formação nas áreas de ciências da saúde ou ciências sociais. Inscrições até 01/10/2017.

- MÚSICA EM BLOOMINGTON, INDIANA

Pesquisa e docência em música na Universidade de Indiana. A Cátedra se destina a professores e pesquisadores que atuem nas áreas de teoria, musicologia, etnomusicologia ou estudos culturais. A bolsa compreende um semestre acadêmico para realizar pesquisa e/ou ministrar cursos. Inscrições até 01/10/2017.

- CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM NEBRASKA, LINCOLN

Esta cátedra destina-se a professores pesquisadores com comprovada experiência na área da Agricultura, preferencialmente no campo das Ciências Agrárias para elevada produtividade e eficiência dos sistemas agrícolas. O candidato selecionado deverá passar quatro meses ministrando cursos e/ou realizando pesquisa na University of Nebraska, Lincoln. Inscrições até 01/10/2017.

- PESQUISA NO KELLOGG INSTITUTE

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e, ocasionalmente, ministrando cursos. Inscrições até 01/10/2017.

Para mais informações e editais acesse: http://fulbright.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web_Cams_Travel